sábado, 29 de janeiro de 2011

Primeiros anúncios do Pop-Rua em Pelotas

Já contratados 4 profissionais para o novo projeto que estará ligado ao CREAS Pelotas, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social — Carmem Elisabeth Marques Dias (foto) — anunciou à comunidade o "CREAS Pop", serviço socioassistencial destinado a população de rua. Neste blog vamos chamá-lo por enquanto "Pop-Rua", tanto o serviço como a estrutura administrativa.

A notícia foi dada pelo site da Prefeitura na terça 25 de janeiro, com este título: Cidadania: um novo local para acolher a população de rua (clique para ler o texto completo).

Em seus últimos dias como titular da pasta (transmite o cargo na terça 1 de fevereiro), Elisabeth explicou que o serviço se destinava "exclusivamente à população adulta que vive em situação de rua", atendimento que ainda não existe em Pelotas, pelo menos durante o dia. À noite, a Casa de Passagem ainda é a única opção de acolhimento.

Ainda segundo a secretária, a equipe técnica teria duas assistentes sociais, um psicólogo e um agente administrativo, contratados por concurso público, todos com a função de recuperar a cidadania e os direitos sociais dos moradores de rua (alimentação, higiene, espaço para guarda de pertences pessoais, encaminhamento aos demais setores de saúde, socioeducação, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida).

Três dias depois, o Diário Popular recolheu a novidade com a manchete: Creas Pop já tem endereço (clique para ler a matéria). Em entrevista com a chefe da pasta, a repórter Tânia Cabistany informou detalhes de localização do centro especializado: uma casa na rua Doutor Cassiano (foto à esquerda), que atenderá, das 8h às 17h, adultos que vivem em situação de rua.

Reiterou-se que a Casa de Passagem (Rua Três de Maio, 1.074) complementaria o projeto, dando hospedagem noturna; essa opção, no entanto, tem várias condicionantes e limitações (que veremos futuramente).
Fotos: Betel (1) e F.A.Vidal (2)

Nenhum comentário: