segunda-feira, 4 de julho de 2011

CREAS Pop reabriu em 4 de julho

Sexta-feira passada (1 de julho), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal anunciou a reabertura do CREAS Pop de Pelotas para esta segunda, após duas semanas em reformas internas (leia a notícia). Na sexta 17 de junho havia sido feito o primeiro anúncio (leia a nota).

Hoje (4) a notícia do mesmo site (leia) confirmou o funcionamento normal do serviço (texto abaixo), num dos dias mais frios de 2011.

Após um breve período fechado, para execução de obras, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (CREAS Pop) reabriu as portas nesta segunda-feira (4). Vinte e quatro pessoas procuraram o local na reabertura, informa a coordenadora da Casa, Silvia Chaigar.

Conforme Silvia, pequenas reformas, que não afetam o atendimento aos usuários, ainda estão sendo realizadas. “Optamos por reabrir a Casa, mesmo ainda executando pequenas melhorias, devido ao frio, pois com estas baixas temperaturas a procura tende a ser maior”, destacou Silvia.

Dentre as melhorias, foram instaladas duas caixas d’água para facilitar os banhos dos usuários e a lavagem de roupa, está sendo implantada uma sala de inclusão digital, com cinco computadores, onde serão oferecidas aulas de noções básicas de informática e orientação de como fazer currículos – uma das maiores demandas, de acordo com Silvia.

Assim como anteriormente, diversas atividades estão programadas para esta semana. Nesta tarde de reabertura uma reunião entre técnicos e usuários foi realizada, a fim de discutir demandas e normas da Casa, entre outros temas. Amanhã (5), a partir das 14h, será disponibilizado aos usuários serviço de corte de cabelo; na quarta-feira (6), aula de percussão, ministrada de forma voluntária pelo percussionista Renato Popó. Na quinta, uma festa junina e a apresentação do Palhaço de rua Bolaxa animarão a tarde. E para encerrar a semana será realizada uma palestra sobre Educação para Adultos.

O CREAS Pop, que é coordenado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), é um local destinado a acolher, durante o dia, pessoas que vivem em situação de rua, e conta com uma assistente social, um psicólogo e dois educadores. Entre 25 e 30 pessoas utilizam o espaço diariamente.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, na rua Doutor Cassiano, 152, quase esquina Gonçalves Chaves. Lá, a população em situação de rua encontra um espaço para higiene pessoal, alimentação, oficinas, palestras, entretenimento, recebem material de higiene e limpeza. O endereço é também uma referência para os usuários, que o utilizam até para correspondência.

Nenhum comentário: