domingo, 1 de maio de 2011

Uma pessoa invisível pode ser muito chamativa

Na Avenida Independência, em Porto Alegre, muitos sem-teto passam a noite ou até mesmo algumas horas do dia dormindo. Este domingo (1), Dia Internacional do Trabalho, um deles achou um espaço de seu tamanho e se fez muito chamativo em sua invisibilidade. A tarde estava ventosa e algo fria, o que explica a necessidade de cobrir todo o corpo para manter a temperatura na breve sesta.

A cidade tem um centro municipal para atendimento de população de rua (estimada hoje em cerca de 1800 pessoas). Mas o serviço de abordagem ao parecer não trabalha nos domingos, e os que não querem ser abordados usam essas frestas do horário para dormir em relativa paz. Há muitos que não desejam atendimento social, que costuma colocar regras e diretrizes para sair da vida de rua.

Em um mês de trabalho no CREAS Pop de Pelotas (de 1 a 29 de abril), já vimos 3 pessoas em situação de rua (sem moradia nem emprego) que pediram internação psiquiátrica no Hospital Espírita, com o fim de receber tratamento (um com sintomas de esquizofrenia, um com alcoolismo e um com uso de crack). Pelo menos por um período, os carentes têm lá habitação, comida e roupa. Dois deles já conseguiram.

2 comentários:

DARKO HUNTER disse...

Olá Pessoal do CREAS !!! Meu nome é Darko, achei muito interessante o blog, trabalho com a população em situação de rua de São Paulo, estou visitando pelotas e gostaria de conhecer o trabalho realizado no municipio. Grato pela atenção.

Francisco Antônio Vidal disse...

Oi Darko, nosso centro já tem um ano e meio, e tive que parar o blog porque me mudei, não trabalho mais no CREAS. O serviço público é assim, e não havia mais ninguém para postar, mas de vez em quando colocarei algo, e fica o contato. Abç