quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Atual logo do CREAS de Pelotas

O CREAS de Pelotas criou o logo da figura abaixo, há cerca de um ano, e o fez imprimir em documentos e em camisetas de trabalho usadas por todo o pessoal técnico e de apoio. A equipe do assim chamado "CREAS Pop-Rua" está, em seus inícios, sob a mesma coordenação e usará esta identificação em seu trabalho.

Independentemente de que o novo serviço para população de rua possa ter um logo próprio, o CREAS terá que revisar a sua identificação visual, pois a sigla PPD - pessoa portadora de deficiência - já não é usada oficialmente. Ela foi substituída por PCD: pessoa com deficiência (defeitos sensoriais, intelectuais e de movimento). A medida segue a Convenção da ONU para Pessoas com Deficiência (leia o texto), que busca a inclusão das pessoas desconsideradas pelo sistema social.

Essa mudança legal não parece muito relevante, pois a realidade das pessoas segue sendo a mesma. As expressões PPD e PCD até contêm um tom burocrático, ao se referir às pessoas mediante letras. Na verdade, o sistema oficial usa siglas para os programas e serviços (todos com longos nomes), e neste caso aplicou-se também aos usuários, para abreviar (o termo "deficiente" seria ainda pior, pelo conteúdo pejorativo).

Existe uma categoria mais ampla, as Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) que, além das pessoas com deficiências (PCD), inclui: obesos, gestantes, idosos e diversos casos especiais (como dificuldades de aprendizagem, de comunicação).

Hoje o objetivo é a inclusão, mas com o tempo estas discriminações legalizadas deveriam dar lugar a um tratamento igualitário e personalizado, por difícil que seja numa sociedade tão numerosa, injusta e regulamentada.

Nenhum comentário: